quarta-feira, 21 de abril de 2010

MÚSICA MODERNA

É o nome que se dá às tendências musicais que surgiram durante o período da primeira metade do século XX (conhecido como modernismo), após o romantismo, e que possuem caráter quase exclusivamente experimental. Entre essas tendências incluem-se o impressionismo, o expressionismo, o dodecafonismo, o atonalismo , entre outras.


Assim como o classicismo e o barroco valorizavam a estética e o romantismo valorizava a expressão de sentimentos, o Modernismo valorizava especialmente a inovação e a criatividade. O desenvolvimento posterior do modernismo, que inclui a música concreta, a música aleatória e o minimalismo são geralmente classificados como vanguardismo, ou pós-modernismo.

Metodos de composição

• Impressionismo

• Expressionismo

• Dodecafonismo

• Atonalismo

Compositores modernos importantes: Igor Stravinsky ,Maurice Ravel ,Arnold Schoenberg ,Claude Debussy ,George Gershwin ,Heitor Villa-Lobos ,Dimitri Shostakovitch ,Manuel de Falla ,Karlheinz Stockhausen

Por questões estéticas, pode-se incluir também alguns compositores contemporâneos como Krzysztof Penderecki dentro do Modernismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário