Músico: Walter Rosa de Jesus
CANTAR PARA DEUS
Cantamos o que verdadeiramente somos. E o que somos? O que pensamos de nós quando cantamos? Sabemos das dificuldades ( e são muitas! ): medo, inveja, problemas de relacionamento, pensamento longe, falta de humildade, falta de amor, etc. Sem contar que também existem aqueles “probleminhas” que invadem a nossa mesa de som, cabos, instrumentos, microfones, etc. Justamente na hora que mais precisamos.
Mais é claro não estamos cantando ou tocando por nada, e sim por um grande propósito: DEUS! E por isso os problemas aparecem e sabemos muito bem o motivo.
É através de nós que Deus quer cantar e tocar. Nós somos o canal da graça do Senhor. Então somos ou não somos importantes? È claro que sim!
Agora vamos tomas posse do que Deus já nos confiou. Mas cuidado? Não somos melhor do que ninguém . É nossa obrigação se esse é nosso dom. Nos foi dado, então vamos coloca-lo a serviço dele.
Antes de qualquer trabalho de exposição vocal, por mais simples que seja, é preciso buscar o silêncio e ouvir a voz de Deus. Não esquecer: “DEUS vai cantar em mim” .
Não basta ser um(a) grande cantor(a) e ter toda técnica e conhecimento do mundo, pois não valemos pela o que sabemos, mais pelo que somos. Não há como cantar uma coisa e ser outra. Somos de Deus.
Então vamos tomar posse da vitória e SOLTAR A VOZ.
O QUE É VOZ ?
A voz humana já existe desde o nascimento e se apresenta de diversas formas, tais como choro, grito, riso e sons da fala e do canto. É um dos meios de comunicação do indivíduo com o exterior, particularmente com seus semelhantes. A voz se produz na laringe , que é um tubo que contém as cordas vocais. Esse nome é incorreto, pois não se trata de “cordinhas” , mas sim de pregas de mucosa com musculatura; no entanto , é o nome usado popularmente. As pregas vocais estão em posição horizontal no interior da laringe, isto é , paralelas ao solo.As pregas se afastam ao inspirar e ar entra nos pulmões. Ao falar, as pregas vocais se aproximam e o ar sai dos pulmões e passando pela laringe, produz as vibrações, que resultarão no som da voz. Assim sendo a voz é resultado do equilíbrio entre duas forças: a força do ar que sai dos pulmões e a força muscular da laringe.
Se houver um desequilíbrio nesse mecanismo, poderá ocorrer uma alteração da voz. Se o fluxo pulmonar for excessivo, a voz será soprosa e em caso contrário, ou seja, se a força muscular for maior que a necessária, o som ficará comprimido e voz sairá tensa.
O som produzido pelas pregas vocais na laringe passa por um “alto-falante” natural formado pela faringe, boca e nariz. Essas estruturas são denominadas cavidades de ressonância.
Os sons da fala e do canto são articulados na cavidade da boca, através de movimentos da língua, lábios, mandíbulas e palato, modificando o fluxo de ar vindo dos pulmões e conseqüentemente projetando o som para o meio ambiente. Esses movimentos devem ser preciso para produzir sons claros e tornar inteligível a mensagem que se quer transmitir.
Disto pode-se concluir que :
• É preciso uma certa quantidade de ar para colocar as pregas em condições de gerar um som;
• A laringe, por sua vez, deve ter a tensão adequada para poder produzir a vibração e;
• As caixas de ressonância devem estar ajustadas para facilitar a saída do som pela boca, amplificando-o
Os músculos da respiração são os pilares do canto e o diafragma é o principal deles. É um músculo divisor, ímpar, mediano situado entre o tórax e o abdome.
CLASSIFICAÇÃO DAS VOZES
• Vozes masculinas :
- Tenor
- Barítono
- Baixo
• Vozes femininas :
- soprano
- meio soprano
- contralto
CUIDADOS COM A VOZ
Os cantores ( assim como os professores, locutores, atores, advogados, etc.) são profissionais da voz. Muitas das atividades verbais utilizadas por estes profissionais são incompatíveis com a saúde vocal, podendo danificar os delicados tecidos da laringe e produzir um distúrbio vocal decorrente do abuso ou mau uso da voz. È de grande importância a identificação das formas de abusos vocais.
• Hidratação
• Gritar sem suporte respiratório
• Vestuário
• Golpe de glote
• Tossir ou pigarrear excessivamente
• Falar em ambientes ruidosos ou abertos
• Cochicho
• Ar condicionado
• Sprays ou pastilhas
• Alimentos gelados ou quentes
• Rouquidão
• Fumo
• Álcool
• Alimentação
VOCÊ SE CONHECE?
Há muitos cantores que não usam a voz com consciência porque não fazem idéia do limite que o seu próprio corpo pode dar. É comum encontrarmos tais erros :
• Cantar fora de sua tessitura vocal
• Imitar outros cantores
• Cantar sem aquecimento vocal
• Cantar sem emoção e entrega
• Cantar doente e sem resistência
• Alimentar-se mal
• Mau relacionamento com os instrumentistas
• Organizar-se mal
É preciso conhecer nosso corpo e nossos limites, pois só amamos o que conhecemos. È importante buscar o aperfeiçoamento para uma boa doação e entrega . Cuide da sua voz
DICAS QUE FAVORECEM O CRESCIMENTO MUSICAL E ESPIRITUAL
• Buscar a musicalidade
• Freqüentar shows cristãos
• Gravar sua própria voz
• Estudar:
- Canto
- Teoria
- Harmonia
- Noções sobre equipamento de som
PERCEPÇÃO MUSICAL
O Cérebro divide-se em 2 hemisférios :
• esquerdo:
responsável pelo raciocínio, pela percepção da linguagem musical, da teoria e do ritmo.
• Direito:
Responsável pela criatividade e processa a percepção nos diferentes timbres, da altura das notas e das melodias.
Um bom músico deve procurar desenvolver os dois lados do cérebro para atingir maturidade musical plena .
Estágios da percepção
• Existem indivíduos que não conseguem ouvir devido a problemas físicos
• Outros ouvem mais não memorizam os sons
• A aqueles que ouvem, memorizam e reproduzem o que ouviram
• Por último, temos aqueles que ouvem, memorizam, e reproduzem um som, além de conseguirem entende-lo musicalmente.
Dicas para desenvolver a percepção
• Buscar a disciplina auditivo vocal
• Utilize seus instrumentos mais próximos: voz, mãos, pés, e o corpo em geral
• Tente identificar na música os outros instrumentos e tirar acompanhamento, solo, etc.
AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO
Nos tempos atuais, sabe-se na importância da preparação dos músculos envolvidos nas diversas atividades físicas esportivas. No canto, a alta demanda vocal, como em fortes intensidades e em notas agudíssimas ou muito graves constituem uma sobrecarga muscular similar aquela realizada por um atleta mas em setor muscular diferente.
O aquecimento para o atleta visa a preparação dos músculos para que estes possam receber estímulos que permitam ajustar, potencializar e maximizar os sistemas funcionais, contribuindo na profilaxia das lesões.
À similaridade do aquecimento do esportista, o cantor, ao aquecer a musculatura do aparelho fonador, integra os sistemas respiratório, laríngeo e ressonantal evitando o esforço e a sobrecarga desnecessários. Dessa maneira, contribui para a prevenção de lesões e alterações que freqüentemente, ocorrem quando não existe a preparação adequada. Já o desaquecimento facilitará o retorno do sangue venoso e recuperará o corpo mais rapidamente dos esforços do exercício. No caso do desaquecimento vocal, haverá o retorno ao ajuste fonoarticulatório da voz coloquial, além de promover o relaxamento muscular e redução da fadiga.
Exercícios de aquecimento:
Ex. 1
• Inspire lentamente pelo nariz
• Prenda o ar por alguns segundos
• Solte-o suavemente pela boca “soprando” levemente economizando a saída do ar. Repita este exercício por mais duas vezes
Obs.: Nunca utilize seu ar reserva! Isso prejudica todo o aparelho fonador.
Ex. 2
• Inspire novamente:
• Prenda o ar por alguns segundos
• Solte-o pela boca emitindo o som de SSSSSSSSSSSS
• Em seguida [S] [S] [S]
Ex. 3
• Com os braços esticados acima da cabeça inspirar e expirar de forma curta e rápida.
(60 vezes pausadamente)
Ex. 4
• Rotação de língua no vestíbulo (60 vezes – 10 para cada lado alternadamente)
• Vibração de língua sem som TRRRRRRRRRRRRRR (1 min.)
• Vibração labial sem som BRRRRRRRRRRR (1min.)
• Vibração de língua variando a freqüência entre grave e agudo (1min.)
Ex. 5
• Inspire e emita o som de MMMMMMMMMMM (1 min.)
• Imitar o movimento de mastigação exagerada associado a emissão do som nasal MMMMMMMM (1 min.)
• Produza o som NNNNNNNN (dentes unidos)
• Passar do NNNNNNNNN para o MMMMMMMMM ( com afastamento dos dentes e lábios unidos
• Dividir o fôlego em 3 parte com os sons NNNNNNN, MMMMMMM, AAAAAAAA
• Fazer exercícios cervicais emitindo o som MMMMMMMMMM
• Inspire e produza o som de “M” acompanhado das vogais A E I O U: Mamamam,Mememem, mimimim, momomom, mumumum.
Ex. 6
• Renove o ar e juntamente levante os braços, esticando-os acima da cabeça
• Prenda o ar por alguns segundos
• Solte-o ao som da vogal “O”, controlando o ar até acabar o mesmo
Ex. 7
• Fazer vocalises
Obs.: Vocalises são exercícios que desenvolvem a voz. Cantados com as vogais, todas as escalas ascendentes e descendentes, quer sejam cromáticas ou não, acordes e intervalos, exercitam o canto com objetivos artísticos. Os vocalises devem continuar a cada meio tom e condizentes com a tessitura de cada voz.
Exemplos de vocalizes:
Exercícios de desaquecimento:
Ex. 1
Permanecer em silêncio por 5 min. (neste período aproveite para agradecer a Deus pela seu dom e sua voz)
Ex. 2
Continuar cantando e ir reduzindo a intensidade, fazer sons nasais e vibração sonorizada em escalas descendentes.
Ex. 3
Fazer rotação de cabeça com vogais escuras “A” , “O”, “U” (3 vezes cada)
Ex. 4
Fazer voz “salmodiada” e fala espontânea.
Ex. 5
Provocar bocejos e espreguiçar-se.
Não devemos esquecer daquela pergunta: O que pensamos de nós quando cantamos para Deus ?
Expressar a voz é revelar a própria personalidade. A fonte não pode jorrar água limpa e suja ao mesmo tempo. Vamos experimentar o que o próprio Jesus deixou em Atos: “ Recebereis uma força, do Espírito Santo que virá sobre vós; e sereis então minhas testemunhas ” (At 1,8 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário