terça-feira, 20 de abril de 2010

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TÉCNICA VOCAL PARA MINISTÉRIOS DE MÚSICA

Músico: Walter Rosa de Jesus

CANTAR PARA DEUS

           Cantamos o que verdadeiramente somos. E o que somos? O que pensamos de nós quando cantamos? Sabemos das dificuldades ( e são muitas! ): medo, inveja, problemas de relacionamento, pensamento longe, falta de humildade, falta de amor, etc. Sem contar que também existem aqueles “probleminhas” que invadem a nossa mesa de som, cabos, instrumentos, microfones, etc. Justamente na hora que mais precisamos.


           Mais é claro não estamos cantando ou tocando por nada, e sim por um grande propósito: DEUS! E por isso os problemas aparecem e sabemos muito bem o motivo.


           É através de nós que Deus quer cantar e tocar. Nós somos o canal da graça do Senhor.  Então somos ou não somos importantes? È claro que sim!


           Agora vamos tomas posse do que Deus já nos confiou. Mas cuidado? Não somos melhor do que ninguém . É nossa obrigação se esse é nosso dom. Nos foi dado, então vamos coloca-lo a serviço dele.


          Antes de qualquer trabalho de exposição vocal, por mais simples que seja, é preciso buscar o silêncio e ouvir a voz de Deus. Não esquecer: “DEUS vai cantar em mim” .


          Não basta ser um(a) grande cantor(a) e ter toda técnica e conhecimento do mundo, pois não valemos pela o que sabemos, mais pelo que somos. Não há como cantar uma coisa e ser outra. Somos de Deus.


          Então vamos tomar posse da vitória e SOLTAR A VOZ.


O QUE É VOZ ?

A voz humana já existe desde o nascimento e se apresenta de diversas formas, tais como choro, grito, riso e sons da fala e do canto. É um dos meios de comunicação do indivíduo com o exterior, particularmente com seus semelhantes. A voz se produz na laringe , que é um tubo que contém as cordas vocais. Esse nome é incorreto, pois não se trata de “cordinhas” , mas sim de pregas de mucosa com musculatura; no entanto , é o nome usado popularmente. As pregas vocais estão em posição horizontal no interior da laringe, isto é , paralelas ao solo.As pregas se afastam ao inspirar e ar entra nos pulmões. Ao falar, as pregas vocais se aproximam e o ar sai dos pulmões e passando pela laringe, produz as vibrações, que resultarão no som da voz. Assim sendo a voz é resultado do equilíbrio entre duas forças: a força do ar que sai dos pulmões e a força muscular da laringe.

Se houver um desequilíbrio nesse mecanismo, poderá ocorrer uma alteração da voz. Se o fluxo pulmonar for excessivo, a voz será soprosa e em caso contrário, ou seja, se a força muscular for maior que a necessária, o som ficará comprimido e voz sairá tensa.

O som produzido pelas pregas vocais na laringe passa por um “alto-falante” natural formado pela faringe, boca e nariz. Essas estruturas são denominadas cavidades de ressonância.

Os sons da fala e do canto são articulados na cavidade da boca, através de movimentos da língua, lábios, mandíbulas e palato, modificando o fluxo de ar vindo dos pulmões e conseqüentemente projetando o som para o meio ambiente. Esses movimentos devem ser preciso para produzir sons claros e tornar inteligível a mensagem que se quer transmitir.

Disto pode-se concluir que :

• É preciso uma certa quantidade de ar para colocar as pregas em condições de gerar um som;

• A laringe, por sua vez, deve ter a tensão adequada para poder produzir a vibração e;

• As caixas de ressonância devem estar ajustadas para facilitar a saída do som pela boca, amplificando-o

Os músculos da respiração são os pilares do canto e o diafragma é o principal deles. É um músculo divisor, ímpar, mediano situado entre o tórax e o abdome.


CLASSIFICAÇÃO DAS VOZES

• Vozes masculinas :

- Tenor

- Barítono

- Baixo

• Vozes femininas :

- soprano

- meio soprano

- contralto


 CUIDADOS COM A VOZ

Os cantores ( assim como os professores, locutores, atores, advogados, etc.) são profissionais da voz. Muitas das atividades verbais utilizadas por estes profissionais são incompatíveis com a saúde vocal, podendo danificar os delicados tecidos da laringe e produzir um distúrbio vocal decorrente do abuso ou mau uso da voz. È de grande importância a identificação das formas de abusos vocais.

• Hidratação

• Gritar sem suporte respiratório

• Vestuário

• Golpe de glote

• Tossir ou pigarrear excessivamente

• Falar em ambientes ruidosos ou abertos

• Cochicho

• Ar condicionado

• Sprays ou pastilhas

• Alimentos gelados ou quentes

• Rouquidão

• Fumo

• Álcool

• Alimentação


VOCÊ SE CONHECE?

Há muitos cantores que não usam a voz com consciência porque não fazem idéia do limite que o seu próprio corpo pode dar. É comum encontrarmos tais erros :

• Cantar fora de sua tessitura vocal

• Imitar outros cantores

• Cantar sem aquecimento vocal

• Cantar sem emoção e entrega

• Cantar doente e sem resistência

• Alimentar-se mal

• Mau relacionamento com os instrumentistas

• Organizar-se mal

É preciso conhecer nosso corpo e nossos limites, pois só amamos o que conhecemos. È importante buscar o aperfeiçoamento para uma boa doação e entrega . Cuide da sua voz


DICAS QUE FAVORECEM O CRESCIMENTO MUSICAL E ESPIRITUAL

• Buscar a musicalidade

• Freqüentar shows cristãos

• Gravar sua própria voz

• Estudar:

- Canto

- Teoria

- Harmonia

- Noções sobre equipamento de som


PERCEPÇÃO MUSICAL

O Cérebro divide-se em 2 hemisférios :

• esquerdo:

responsável pelo raciocínio, pela percepção da linguagem musical, da teoria e do ritmo.

• Direito:

Responsável pela criatividade e processa a percepção nos diferentes timbres, da altura das notas e das melodias.


Um bom músico deve procurar desenvolver os dois lados do cérebro para atingir maturidade musical plena .


Estágios da percepção

• Existem indivíduos que não conseguem ouvir devido a problemas físicos

• Outros ouvem mais não memorizam os sons

• A aqueles que ouvem, memorizam e reproduzem o que ouviram

• Por último, temos aqueles que ouvem, memorizam, e reproduzem um som, além de conseguirem entende-lo musicalmente.



Dicas para desenvolver a percepção

• Buscar a disciplina auditivo vocal

• Utilize seus instrumentos mais próximos: voz, mãos, pés, e o corpo em geral

• Tente identificar na música os outros instrumentos e tirar acompanhamento, solo, etc.


AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO

Nos tempos atuais, sabe-se na importância da preparação dos músculos envolvidos nas diversas atividades físicas esportivas. No canto, a alta demanda vocal, como em fortes intensidades e em notas agudíssimas ou muito graves constituem uma sobrecarga muscular similar aquela realizada por um atleta mas em setor muscular diferente.

O aquecimento para o atleta visa a preparação dos músculos para que estes possam receber estímulos que permitam ajustar, potencializar e maximizar os sistemas funcionais, contribuindo na profilaxia das lesões.

À similaridade do aquecimento do esportista, o cantor, ao aquecer a musculatura do aparelho fonador, integra os sistemas respiratório, laríngeo e ressonantal evitando o esforço e a sobrecarga desnecessários. Dessa maneira, contribui para a prevenção de lesões e alterações que freqüentemente, ocorrem quando não existe a preparação adequada. Já o desaquecimento facilitará o retorno do sangue venoso e recuperará o corpo mais rapidamente dos esforços do exercício. No caso do desaquecimento vocal, haverá o retorno ao ajuste fonoarticulatório da voz coloquial, além de promover o relaxamento muscular e redução da fadiga.


Exercícios de aquecimento:

Ex. 1

• Inspire lentamente pelo nariz

• Prenda o ar por alguns segundos

• Solte-o suavemente pela boca “soprando” levemente economizando a saída do ar. Repita este exercício por mais duas vezes

Obs.: Nunca utilize seu ar reserva! Isso prejudica todo o aparelho fonador.

Ex. 2

• Inspire novamente:

• Prenda o ar por alguns segundos

• Solte-o pela boca emitindo o som de SSSSSSSSSSSS

• Em seguida [S] [S] [S]


Ex. 3

• Com os braços esticados acima da cabeça inspirar e expirar de forma curta e rápida.

(60 vezes pausadamente)



Ex. 4

• Rotação de língua no vestíbulo (60 vezes – 10 para cada lado alternadamente)

• Vibração de língua sem som TRRRRRRRRRRRRRR (1 min.)

• Vibração labial sem som BRRRRRRRRRRR (1min.)

• Vibração de língua variando a freqüência entre grave e agudo (1min.)


Ex. 5

• Inspire e emita o som de MMMMMMMMMMM (1 min.)

• Imitar o movimento de mastigação exagerada associado a emissão do som nasal MMMMMMMM (1 min.)

• Produza o som NNNNNNNN (dentes unidos)

• Passar do NNNNNNNNN para o MMMMMMMMM ( com afastamento dos dentes e lábios unidos

• Dividir o fôlego em 3 parte com os sons NNNNNNN, MMMMMMM, AAAAAAAA

• Fazer exercícios cervicais emitindo o som MMMMMMMMMM

• Inspire e produza o som de “M” acompanhado das vogais A E I O U: Mamamam,Mememem, mimimim, momomom, mumumum.


Ex. 6

• Renove o ar e juntamente levante os braços, esticando-os acima da cabeça

• Prenda o ar por alguns segundos

• Solte-o ao som da vogal “O”, controlando o ar até acabar o mesmo


Ex. 7

• Fazer vocalises

Obs.: Vocalises são exercícios que desenvolvem a voz. Cantados com as vogais, todas as escalas ascendentes e descendentes, quer sejam cromáticas ou não, acordes e intervalos, exercitam o canto com objetivos artísticos. Os vocalises devem continuar a cada meio tom e condizentes com a tessitura de cada voz.


Exemplos de vocalizes:


Exercícios de desaquecimento:

Ex. 1

Permanecer em silêncio por 5 min. (neste período aproveite para agradecer a Deus pela seu dom e sua voz)



Ex. 2

Continuar cantando e ir reduzindo a intensidade, fazer sons nasais e vibração sonorizada em escalas descendentes.



Ex. 3

Fazer rotação de cabeça com vogais escuras “A” , “O”, “U” (3 vezes cada)



Ex. 4

Fazer voz “salmodiada” e fala espontânea.



Ex. 5

Provocar bocejos e espreguiçar-se.



Não devemos esquecer daquela pergunta: O que pensamos de nós quando cantamos para Deus ?


Expressar a voz é revelar a própria personalidade. A fonte não pode jorrar água limpa e suja ao mesmo tempo. Vamos experimentar o que o próprio Jesus deixou em Atos: “ Recebereis uma força, do Espírito Santo que virá sobre vós; e sereis então minhas testemunhas ” (At 1,8 )

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