PRIMEIRA SEMANA
DIA 03/03/2010 - Quarta
TURMA B-
• Apresentação dos sistema de ensino e atividades de interação entre o grupo de alunos e professores
TURMA C-
• Apresentação dos sistema de ensino e atividades de interação entre o grupo de alunos e professores
DIA 05/03/2010 - Sexta
TURMA B-
• Interação dos alunos ao ambiente de ensino, familiarização e atividades de interaçãoTURMA C-
• Interação dos alunos ao ambiente de ensino, familiarização e atividades de interação
ANÁLISE DA PRIMEIRA SEMANA
1. Objetivo: Apresentação dos alunos, professores e ambiente de ensino
2. Matéria: Voz, Corpo, Ritmo
3. Atividades: Explicações, Jogos de interação vocal e corporal
4. Recursos: Voz, corpo, ambiente de ensino e instrumentos musicais do local
5. Observação e avaliação: Comportamento dos alunos, análise de suas capacidades de socialização, capacidades musicais, detecção de alguma dificuldade física e social dos alunos (ex: hiperatividade, problemas psicológicos, etc.)
RESULTADO DA SEMANA E OBSERVAÇÕES
OBS: Resultado totalmente alcançado embora dificuldade com 2 alunos imperativos
-----------------------------------------------------------------
SEGUNDA SEMANA
DIA 10/03/2010 - Quarta
TURMA B-
• Apresentação da metodologia e tema que será trabalhado no semestre
• Jogo de interação do grupo com uma apresentação rítmica tendo em conta a pulsação da música com o Jogo “Passa a Bola” com os alunos posicionados em círculo
• Teoria explicativa sobre timbres seguido de jogo para melhor memorização da teoria.
• Apresentação das figuras do Jogo “Dos Timbres”
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Eu entrei na roda”
TURMA C-
• Apresentação da metodologia e tema que será trabalhado no semestre
• Jogo de interação do grupo com uma apresentação rítmica tendo em conta a pulsação da música com o Jogo “Passa a Bola” com os alunos posicionados em círculo
• Teoria explicativa sobre tipos de sons seguido de jogo para melhor memorização da teoria.
• Jogo “Bingo Musical”, contendo uma metodologia de ensino através de mímicas,imitação vocal e corporal e descobertas fazendo assim a análise e identificação dos tipos de sons (artificiais, maturais e humanizados
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Eu entrei na roda”
DIA 12/03/2010 - Sexta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Jogo “Dos Timbres” em forma de ditado musical utilizando CD de timbres de instrumentos acoplado a apresentação das figuras que foi feitas na aula anterior.
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Eu entrei na roda”
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Jogo “Bingo Musical”, contendo uma metodologia de ensino através de mímicas, imitação vocal e corporal e descobertas fazendo assim a análise e identificação dos tipos de sons (artificiais, maturais e humanizados), analisando os sons que existem na escola , em casa e nas ruas.
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Eu entrei na roda”
ANÁLISE DA SEGUNDA SEMANA
1. Objetivo: Diferenciar sons de ambientes , tipos de sons, Reconhecer timbres variados
2. Matéria: Voz, Corpo, Timbre, Repertório
3. Atividades: Jogos de percepção e identificação de diferentes timbres, Jogos de apresentação, imitação vocal e corporal
4. Recursos: Voz, corpo, Teclado, Jogos pedagógicos MUSICAIS
5. Observação e avaliação: Atitudes e comportamento (trabalhando o que se pede no Guri em relação ao social), Absorção da matéria dada na semana., trabalhando seus conhecimentos não só no papel mas também corporalmente.
Bingo musical
Jogo dos timbres
RESULTADO DA SEMANA E OBSERVAÇÕES
OBS: Resultado Totalmente obtido dia 10/03 mesmo com dor devido cirurgia.Resultado comprometido do dia 12/03 devido afastamento médico.
----------------------------------------------------------------
TERCEIRA SEMANA
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Teoria explicativa sobre seqüência das notas seguido de jogo para melhor memorização da teoria.
• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Peixe Vivo”
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Teoria explicativa sobre timbres seguido de jogo para melhor memorização da teoria.
• Apresentação das figuras do Jogo “Dos Timbres”
• Jogo “Dos Timbres” em forma de ditado musical utilizando CD de timbres de instrumentos acoplado a apresentação das figuras que foi feitas na aula anterior.
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Peixe Vivo”
DIA 19/03/2010 - Sexta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Teoria explicativa sobre grave, médio e agudo seguido de jogo para melhor memorização da teoria.
• Ditado musical utilizando mímicas, instrumentos, Cd e outros matérias didáticos com registro de grave, médio e agudo e altura das notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Peixe Vivo”
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Jogo “Dos Timbres” em forma de ditado musical utilizando CD de timbres de instrumentos acoplado a apresentação das figuras que foi feitas na aula anterior.
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Peixe Vivo”
ANÁLISE DA TERCEIRA SEMANA
1. Objetivo: Reconhecer timbres variados, Diferenciar registro de grave, médio ,agudo e altura dos sons
2. Matéria: Voz, Corpo,Altura dos sons, Timbre, Repertório
3. Atividades: Jogos de percepção e identificação de diferentes timbres, Jogos de registro de grave, médio e agudo, imitação vocal e corporal
4. Recursos: Voz, corpo, Teclado, Jogos pedagógicos MUSICAIS
5. Observação e avaliação: Atitudes e comportamento (trabalhando o que se pede no Guri em relação ao social), Absorção da matéria dada na semana., trabalhando seus conhecimentos não só no papel mas também corporalmente, Assiduidade e ouvido musical, Afinação.
Cabra Cega Musical com identificação de timbres musicais
RESULTADO DA SEMANA E OBSERVAÇÕES
OBS: Resultado Totalmente obtido dia 17/03 somado a aula anterior. Resultado parcial dia 19/03 devido falta de alunos por dia comemorativo na cidade de Roseira, mas mesmo assim foi feito uma atividade em conjunto com o Professor de percussão interagindo os alunos e ensinando através dos Jogos CABRA-CEGA MUSICAL e GINCANA DOS TIMBRES a matéria prevista. (Sempre ressaltando a dificuldade com relação ao número pequeno de alunos, proximidade das salas( dando assim uma poluição sonora) e a presença de 2 alunos imperativos)
------------------------------------------------------------------
QUARTA SEMANA
DIA 24/03/2010 -Quarta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Ditado musical utilizando mímicas, instrumentos, Cd e outros matérias didáticos com registro de grave, médio e agudo e altura das notas• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Cai-Cai Balão”
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Jogo “Dos Timbres” em forma de ditado musical utilizando CD de timbres de instrumentos acoplado a apresentação das figuras que foi feitas na aula anterior.
• Teoria explicativa sobre seqüência das notas seguido de jogo para melhor memorização da teoria.
• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Cai-Cai Balão”
DIA 26/03/2010- Sexta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Ditado musical utilizando mímicas, instrumentos, Cd e outros matérias didáticos com registro de grave, médio e agudo e altura das notas
• Introdução teórica ao folclore
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Cai-Cai Balão”
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Teste sobre matéria dada até o momento
• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Introdução teórica ao folclore
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Cai-Cai Balão”
ANÁLISE DA QUARTA SEMANA
1. Objetivo: Reconhecer timbres variados, Diferenciar registro de grave, médio ,agudo e altura dos sons, teste para uma turma, conhecimento sobre as notas musicais., folclore
2. Matéria: Voz, Corpo,Altura dos sons, Timbre, Notas musicais, Repertório
3. Atividades: Jogos de percepção e identificação de diferentes timbres, Jogos de registro de grave, médio e agudo, imitação vocal e corporal, Dominó musical
4. Recursos: Voz, corpo, Teclado, Jogos pedagógicos MUSICAIS
5. Observação e avaliação: Atitudes e comportamento (trabalhando o que se pede no Guri em relação ao social), Absorção da matéria dada na semana., trabalhando seus conhecimentos não só no papel mas também corporalmente, Assiduidade e ouvido musical, Afinação, avaliação dos conhecimentos adquiridos na etapa anterior da turma C
Teste da Turma C
RESULTADO DA SEMANA E OBSERVAÇÕES
OBS.:Resultado totalmente obtidos
---------------------------------------------------------------
QUINTA SEMANA
DIA 31/03/2010 -Quarta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Registro e identificação da altura dos sons utilizando Cd com sons de instrumentos de orquestra
• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Cai-Cai Balão”
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Teoria explicativa sobre grave e agudo seguido de jogo para melhor memorização da teoria.
• Jogo do Mico MUSICAL com sons graves e agudos
• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura “Cai-Cai Balão”
DIA 02/04/2010 -Sexta
TURMA B-
Feriado
TURMA C-
Feriado
ANÁLISE DA QUINTA SEMANA
1. Objetivo: Diferenciar registro de grave / agudo e altura dos sons, conhecimento sobre as notas musicais., folclore
2. Matéria: Altura dos sons, Registro grave e agudo, Notas musicais, Repertório
3. Atividades: Tabela de registro de percepção e identificação da altura dos sons, Jogos do mico MUSICAL, Dominó MUSICAL
4. Recursos: Teclado, Jogos pedagógicos MUSICAIS
5. Observação e avaliação: Atitudes e comportamento (trabalhando o que se pede no Guri em relação ao social), Assiduidade e Observação, ouvido musical, Afinação
Aplicação da teoria através dos jogos pedgógicos musicais
RESULTADO DA SEMANA E OBSERVAÇÕES
OBS.: Resultado totalmente alcançado
-------------------------------------------------------------
SEXTA SEMANA
DIA 07/04/2010 -Quarta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Teste sobre matéria dada até o momento.
• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura Pout pourri de músicas folclóricas
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Jogo do Mico MUSICAL com sons graves e agudos
• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura Pout pourri de músicas folclóricas
DIA 09/04/2010- Sexta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Teoria explicativa sobre ritmo e andamento seguido de jogo para melhor memorização da teoria.
• Dinâmica rítmica corporal (notação musical)
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura Pout pourri de músicas folclóricas
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Dinâmica com análise dos sons ao redor identificando sons graves e agudos
• Dominó MUSICAL de seqüência de notas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura Pout pourri de músicas folclóricas
ANÁLISE DA SEXTA SEMANA
1. Objetivo: Diferenciar registro de uma forma mais movimentada entre os alunos de grave,agudo e altura dos sons, teste para uma turma, fixação dos conhecimentos sobre as notas musicais., absorção dos conhecimentos de ritmo e andamento,folclore,
2. Matéria: Voz, Corpo,Altura dos sons, Notas musicais,ritmo e andamento, repertório
3. Atividades: Dominó MUSICAL, Dinâmicas com encenação vocal e corporal, identificação da altura dos sons no ambiente
4. Recursos: Voz, corpo, Teclado, Jogos pedagógicos MUSICAIS, ambiente.
5. Observação e avaliação: Atitudes e comportamento (trabalhando o que se pede no Guri em relação ao social), Absorção da matéria dada na semana, desenvolvimento da criatividade e ouvido musical, Afinação, desenvolvimento rítmico
Teste aplicada para turma B
RESULTADO DA SEMANA E OBSERVAÇÕES
OBS: Resultado não alcançado da forma prevista devido a falta de energia , tendo que ter de minha parte pessoal como educador uma criatividade e imaginação para improvisar o necessário para que não comprometesse tanto o planejamento feito anteriormente. A aplicação do teste teve êxito devido o uso dos sons naturais existente na rua e os demais momentos foi dedicado ao ensino da Matéria de Folclore, que seria vista mais adiante mas devido as circunstâncias teve que ser antecipada. Com a aplicação de um Jogo da “Trilha do conhecimento MUSICAL” específico que abrangesse tanto o ensinamento da matéria teórica quanto a prática do canto das músicas folclóricas sem muita cobrança de qualidade vocal devido o não uso do instrumento por falta de energia.
-----------------------------------------------------------
SÉTIMA SEMANA
DIA 14/04/2010 -Quarta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Jogo Trilha MUSICAL com teoria de folclore, na área de músicas folclóricas• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura Pout pourri de músicas folclóricas
TURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Jogo Trilha MUSICAL com teoria de folclore, na área de músicas folclóricas
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura Pout pourri de músicas folclóricas
DIA 16/04/2010- Sexta
TURMA B-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Apresentação de figuras musicais e ditado rítmico
• Dinâmica rítmica corporal (notação musical)
• Teoria sobre folclore
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura Pout pourri de músicas folclóricasTURMA C-
• Breve recapitulação da matéria da aula anterior
• Teoria explicativa sobre ritmo e andamento seguido de dinâmica para melhor memorização da teoria.
• Dinâmica rítmica corporal (notação musical)
• Teoria sobre folclore
• Alongamento e Aquecimento vocal
• Trabalho de técnica vocal (Vocalizes)
• Análise e execução da partitura Pout pourri de músicas folclóricas
ANÁLISE DA SÉTIMA SEMANA
1. Objetivo: promover criatividade individual, registro de altura dos sons, absorção dos conhecimentos de ritmo e andamento, folclore,
2. Matéria: Voz, Corpo,Altura dos sons, ritmo e andamento, repertório
3. Atividades: Dinâmicas com encenação vocal e corporal para ritmo e andamento, Jogo mico MUSICAL
4. Recursos: Voz, corpo, Teclado, Jogos pedagógicos MUSICAIS
5. Observação e avaliação: Atitudes e comportamento (trabalhando o que se pede no Guri em relação ao social), Absorção da matéria dada na semana, desenvolvimento da criatividade e ouvido musical, Afinação, mais conhecimento sobre o conteúdo folclore.
Teoria sobre folclore aplicada através do Jogo de trilha
Aplicação de coreografia e dinâmica na aula de coral
RESULTADO DA SEMANA E OBSERVAÇÕES
OBS: Resultado não alcançado da forma prevista devido a permanente falta de energia.Mas mesmo assim foi satisfatório do ponto de vista da aplicação de um Jogo de trilha MUSICAL que permitiu assim o desenvolvimento no campo das músicas folclóricas.Possibilitando assim que nas condições adequadas eles já possam partir para uma prática com mais conteúdo no assunto. Podendo assim ter um desenvolvimento no canto coral mais eficaz no que se refere ao tema.
ANÁLISE FINAL DOS RESULTADOS ATÉ O MOMENTO
Do ponto de vista social (Como indicado pelo Guri em suas formações por ser um projeto social) : Os alunos tem mostrado grande desenvolvimento devido a metodologia estar sendo mais atrativa às idades específicas, o grupo está desenvolvendo cada vez mais um espírito de união e ajuda mútua, os problemas com certos alunos imperativos que demonstram problemas psicológicos de interação estão aos poucos mostrando alguns resultados de concentração, percepção de autoridade ,aprendizado e interação com o grupo.
Do ponto educacional : Os jogos e dinâmicas estão fazendo a aula mais movimentada e assim trabalhando a favor com o próprio ânimo das crianças constituindo assim um resultado de aprendizado. Através de avaliações e testes percebi que as teorias estão sendo bem absorvidas .
Do ponto de prático e de execução: alguns ítens ainda um pouco deficientes a serem sanados, mas com muito estudo, pesquisa e prática será resolvido em breve, pois a turma é aplicada e perseverante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário